Sabemos que ser iniciante no aquarismo pode parecer bem complicado no início, por isso listamos essas 5 dicas que podem ajudar a mostrar que o aquarismo não é nenhum bicho de 7 (ok, 5) cabeças!
É normal de todo aquarista iniciante ter dúvidas básicas e preocupações que acabem fugindo um pouco das principais regras a serem seguidas para manter um aquário saudável. Muitos, ao entrar no mundo do aquarismo, tem em mente tamanhos, formatos e locais para o aquário e acabam deixando de lado questões importantíssimas como quais peixes ter no aquário e suas necessidades de espaço, filtragem adequada, iluminação, entre outros pontos de atenção.
Vamos à nossa lista! (Lembrando que podem haver outras questões bastante importantes para aquaristas das mais diversas “áreas”, essas questões serão respondidas por nós aqui no blog ao longo do tempo e todos estão convidados a sugerir temas e fazer perguntas em nossos comentários e redes sociais!)
5 Dicas para aquaristas iniciantes!
1 – NUNCA LIMPE O FILTRO COM ÁGUA DA TORNEIRA!
Sim, seu filtro precisa ser limpo rotineiramente e sim, incentivamos você a usar água da torneira para encher seus aquários (tem dica sobre isso mais pra baixo do texto), mas nunca para a limpeza do filtro! Seja para a substituição dos cartuchos, mídias, etc. Nossa dica é: UTILIZE ÁGUA DO AQUÁRIO!
Constantemente trocamos um pouco da água do aquário, principalmente ao fazer a TPA (Troca Parcial de Agua). Utilize esta água para lavar não apenas seu filtro, mas todos os ítens do aquário que necessitarem de limpeza. Depois é, claro, descarte essa água.
Nunca devemos utilizar água de toneira em filtros e outros materiais biológicos do aquário, pois os parâmetros dessa água são muito diferentes e, principalmente o cloro, pode afetar toda a colonia bacteriana e biologia do seu aquário. Utilizar água de torneira pode causar um “reset” total do seu aquário, afetando a qualidade da água do seu aquário.
2 – NUNCA USE ÁGUA MINERAL (OU ÁGUA DE POÇO) NO SEU AQUÁRIO!
Água mineral (como o próprio nome diz) é muito mineralizada! E isso nem sempre faz bem aos peixes. Esse tipo de água geralmente carrega um pH muito elevado, o que é prejudicial para grande parte dos peixes.
Já a água de poços artesianos deve ser evitada pelos motivos contrários. Ela é muito “mole” (não possui minerais) e costuma ter pH muito baixo, o que pode dificultar até mesmo na utilização de testes para verificação do pH, por seu nível estar abaixo da tabela de medição. Isso pode atrapalhar aquaristas iniciantes, que não possuem conhecimento na utilização e controle desses testes de pH.
O ideal é que se use água da torneira. A maior parte dos produtos pra aquarismo foram desenvolvidos pensando na aplicação em água de torneira. Caso de alguns anticloros com o Nanobiotopol e o Biotopol da JBL. Tais condicionadores, além de removerem cloro, são muito eficazes também na retirada de metais pesados, além de fornecerem aloe vera, vitamina B e uma série de outros componentes que beneficiam o desenvolvimento da coloração e saúde dos peixes.
3 – NÃO “DESMONTE” SEU AQUÁRIO A CADA MANUTENÇÃO!
Aquários são delicados e encontrar o equilíbrio perfeito para manter o bom funcionamento pode levar tempo… Então por que desmontar todo seu aquário a cada manutenção periódica?
Opte por TPA’s (Trocas Parciais de Água) de 20% a cada semana. Para limpar seu substrato, dê preferência à sifonagem! Existem diversos, tamanhos e modelos de tipos de sifão para aquários, desde os elétricos que possuem bomba acoplada, até os populares sifões manuais.
4 – LIMPE OS VIDROS DO SEU AQUÁRIO (pelo menos) TODA SEMANA!
Os vidros do seu aquário, invitavelmente, vão acumular sujeira. É mais fácil (e seguro para o vidro do seu aquário) que ela seja feita constantemente! Retirar sujeira que está acumulada no seu aquário pode riscar o vidro. Esses riscos são permanentes e invevitavelmente vão acumular microalgas e deixá-los ainda mais aparentes.
Utilize limpadores magnéticos para a limpeza dos vidros. Alguns possuem lâminas para raspagens de algas mais “persistentes”. Também podem ser usadas lãs para vidro ou até mesmo cartões magnéticos.
5 – MOLHE OU UTILIZE FLUTUADORES PARA EVITAR PERDA DE RAÇÕES!
Rações (principalmente as do tipo flakes), como a NovoBel da JBL, ficam na superíficie do aquário e, consequentemente, são tragadas pela filtragem. Isso pode provocar um grande desperdício de ração. Algo impensável no aquarismo.
Uma das soluções mais simples é colocar a ração dentro de um potinho, molhar o recipiente e então por no aquário. Dessa forma a ração afunda mais rápido. Proporcionando uma melhor alimentação para os peixes das diferentes faixas de água. Os cascudos, por exemplo, ficam no fundo do aquário e podem se beneficiar desse método de alimentação.
Outra opção é o uso de flutuadores como o NovoStation da JBL e o SX-11 da SUNSUN. Tratam-se de anéis plásticos que flutuam na superfície do aquário presos por uma ventosa que não permitem que a a ração se espalhe pelo aquário.
Essas são apenas algumas dicas. Viver o aquarismo traz novos aprendizados a todo momento! É por isso que esse é apenas o primeiro de uma série de posts de dicas que pretendemos levar até vocês! Utilize nossas redes para dizer o que acharam das 5 que estão aqui em cima e sugiram novas dicas! Quem sabe não transformamos isso em um novo post ou vídeo totalmente sugerido por vocês?
Comentários