APRENDA A FORMAR CARDUMES NO SEU AQUÁRIO!

APRENDA A FORMAR CARDUMES NO SEU AQUÁRIO!

Um dos sonhos que todo aquarista divide é ter um cardume bem formado no seu aquário, mas nem sempre conhecemos as melhores espécies para que essa formação aconteça ou mesmo colocando os peixes certos possa ser que eles não formem o esperado cardume.

Cardume é sempre um assunto interessante no aquarismo e é o que todo aquarista quer ter, todo aquarista sonha em ter um aquário mais biótopo, mais natural deseja ter um cardume bem formado no aquário. E claro que quando a gente pensa em peixe cardinal, primeira espécie que surge na nossa mente são os tetras.

Os tetras, assim como o mais famoso deles o Tetra Neon Cardinal, são com certeza o grupo de peixes que mais formam cardumes. Mas com a criação dos peixes em cativeiro e com algumas mudanças de manejo, acabaram perdendo um pouco essa formação de cardume em aquário.

Mas antes de explicarmos os motivos pelos quais foram-se perdendo esse instinto de formação, vamos falar de algumas espécies cardinais que você pode ter aí no seu aquário.

A primeira, como dissemos, são os Neons que quando estão em grande quantidade já temos a impressão de que eles formam cardume.

Então uma das coisas que formam um cardume, que forçam os peixes a criarem um cardume é a QUANTIDADE.

Quando a gente fala de cardume, temos que falar em quantidade, então quanto mais peixes iguais você tiver no mesmo aquário mais são as chances de se formar um cardume.

Ainda pensando nos tetras, podemos encontrar uma variedade imensa de espécies no mercado. Como falamos, hoje, mais de 80% das espécies são criadas em cativeiro e podemos notar, não que eles perdem suas características, mas os peixes criados são menos “assustados” com o ambiente do aquário artificial, com a filtragem e com a nossa presença, então se a gente ainda optar por tetras que ainda são selvagens temos mais facilidade em ver a formação de cardume.

Outros tetras que possuem tamanhos maiores, como os Tetras Buenos Aires, tem menos chances de formar um cardume porque para isso precisaríamos que eles tivessem “medo”, que eles tivessem algum peixe dentro do aquário que fosse maior e que assustasse eles e é mais difícil, então uma dica que podemos dar é: fuja desses tetras maiores se você quer muito a formação de um cardume.

Estamos falando de tetras e estamos sempre falando do comportamento do grupo, mas claro que existe uma variação individual, mesmo com algumas regras que estamos falando como os tetras maiores não costumam formar cardumes mas elas tem exceções. Uma dessas exceções e é muito interessante para quem possui um aquário comunitário, tem peixes de outras espécies e tamanhos diferentes, que não tem aquário bem biótopos e plantados, mas quer ter uma experiencia de cardume são os Tetras Petros ou os Tetras Rosas, que são peixes maiores, mas que formam cardumes.

Mas se você busca os peixes mais cardinal de todos, então precisamos falar das Rasboras. Podemos e devemos começar falando da Rasbora Arlequim, que é uma das mais bonitas pela sua coloração e com certeza mais cardinal que os tetras.

Pensando na formação de cardumes clássicos, que são aqueles peixes bem pequenos que nadam mais próximo a superfície do aquário, vamos pensar nessas dicas:

  • Tetras e Rasboras, que são com certezas os peixes que trarão mais resultados, principalmente se forem selvagens.

Mas o grande truque para podermos alcançar essa formação de cardume no nosso aquário é
que precisamos gerar uma tensão, precisamos ter um peixe dentro do aquário que “estresse” os demais para que eles formem um cardume.

O cardume é um comportamento de defesa!

Por isso precisamos que os peixes criem esse comportamento de defesa, então o mais importante é que temos que colocar um peixe mais predador, mais territorialista, que ele vai forçar  os peixes cardinais a se juntarem em um cardume que é o que estamos buscando.

E nesse tipo de aquário, os peixes que a gente vai conseguir encaixar melhor são os casais de Apistogramma, Ramirezi e Kribensis, que são ciclídeos anões e que vão conseguir viver bem em Ph mais ácido e eles vão ser territorialistas fazendo com que os outros se fechem em um cardume. Então temos que pensar nisso para conseguir um cardume bem fechado e bonito no nosso aquário.

Mas podemos dizer que nem só de cardume para aquário plantado vive o aquarista né! Um outro tipo de cardume, não aquele convencional que fica na superfície, mas aqueles que ficam mais no fundo como as Botias.

As Botias, principalmente se fosse usar todas da mesma espécie, você vai notar elas nadando sempre juntas. Outro peixe que poucos sabem, que é um ciclídeo africano, mas que mesmo assim é um peixe cardinal são os Tropheus, porque eles formam uma espécie de harém, que nesse caso a formação de cardume não está tão relacionado ao medo, a esse comportamento de proteção, mas sim um comportamento reprodutivo.

Outro peixe que manda muito bem em formação de cardume são os Pseudotropheus Saulosi, eles são bem territorialistas e se tivermos vários indivíduos dessa espécie a gente vai ter o efeito de cardume, além de terem outra característica muito interessante é que normalmente eles são comercializados bem juvenis então eles irão chegar para você todos bem amarelinhos, mas os machos vão ficando bem azuis.

E por fim, temos as Coridoras que são peixes de fundo, mas que são muito cardinais, que podem compor vários tipos de aquários e se você colocar todas iguais da mesma espécie elas vão formar um cardume que vai limpando e revirando o fundo do aquário.

Mas e em aquário marinho, é possível ter cardumes?

E a resposta é: Sim, podemos ter cardumes em aquário marinho, como as Anthias que são bem usadas para isso, mas também temos as Donzelas que são peixes bem cardinais e em especial a Donzela Green Chromis que são lindas pela sua coloração, não crescem muito e formam um cardume incrível nos aquários marinhos.

Mas é valido lembrar, como dissemos aqui, os peixes são animais que também possuem suas características individuais então pode ser que você consiga uma formação de cardume de espécies que não comentamos hoje.

Então antes de montar seu cardume pesquise bem sobre as espécies que você tem e/ou quer colocar no aquário, se precisar de ajuda leia nosso blog de COMO ESCOLHER OS MELHORES PEIXES PARA SEU AQUÁRIO e arrisque-se.

E aguarde, pois em breve traremos mais um artigo falando sobre uma espécie de peixe que forma cardume e, é muito temida pelos aquaristas.

Caso ainda tiver dúvidas, procure nosso canal no YouTube!

Para saber mais sobre o mundo do aquarismo nos siga nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) e continue acompanhando por aqui, nosso blog!

Comentários