COMO CONTROLAR O SAL NO SEU AQUÁRIO MARINHO

COMO CONTROLAR O SAL NO SEU AQUÁRIO MARINHO


COMO CONTROLAR O SAL NO SEU AQUÁRIO MARINHO? 

Quando vamos ou pensamos em montar um aquário marinho, a primeira coisa que nos preocupamos é em como, quanto e quando temos que dosar a quantidade de sal no aquário.

Para ter um aquário saudável, o primordial é saber quanto de sal dissolvido devemos manter naquela quantidade de água presente no aquário.

E o que ocorre muito em quem está iniciando no mundo dos marinhos é se confundir com essa questão da água salgada, isso por que na natureza esse controle é feito naturalmente e em casa, no nosso ambiente artificial, precisamos ter esse controle. Para não errarmos nesse cálculo basta voltar pensarmos na nossa época de escola o que aprendemos sobre evaporação.

O seu aquário marinho vai evaporar e água que vai evaporar é totalmente sem sal, é água doce, então tudo que tem nosso aquário vai se concentrar, ou seja, a salinidade irá aumentar.

POR ESSE FENÔMENO O PARÂMETRO MAIS IMPORTANTE NO AQUÁRIO MARINHO É A SALINIDADE!

O primeiro parâmetro quando falamos de aquário de água doce é o pH. Na água salgada também vamos falar dele, mas a salinidade vem em primeiro lugar, devido a velocidade em que ocorre a evaporação no aquário marinho. Conforme a evaporação da água doce acontece a concentração de sal na água vai aumentando e os animais ali presentes vão tolerando essa concentração até chegar em um momento onde esse ambiente se torna intolerável para a vida.

Então a primeira coisa que temos que lembrar é:

  • Se ocorreu evaporação, significa que saiu água doce, então vamos repor água doce.

Agora a segunda coisa para não errar no aquário marinho é:

  • Tudo que tirarmos de água, seja por meio de TPA ou outra manutenção que for feita, aí sim, repomos água salgada.

 

E aí pensamos, QUAL O PARÂMETRO QUE REGULA QUANTO SAL TEM NO MEU AQUÁRIO?

Esse parâmetro chamamos de DENSIDADE, que é salinidade dissolvida no seu aquário. O equipamento mais comum de usarmos para medir esse parâmetro são os densímetros flutuantes. O densímetro flutuante nada mais é que um cilindro de plástico com um termômetro dentro e para medirmos a densidade colocamos um pouco de água do aquário no cilindro de plástico e em seguida colocamos o termômetro, que vai flutuar até se estabilizar mostrando quanto sal contém na água do aquário.

A medida correta que esperamos que o aquário tenha é de 1.023 a 1.025, essa é a densidade ideal de sal na água. Claro que tem aquários que podemos mudar um pouco essa salinidade, porém isso também requer um maior cuidado. Entre 1.023 a 1.025 é o ideal para todos que estão começando com o primeiro aquário marinho.

Caso o teste informar que a densidade chegou em 1.030, por exemplo, basta repor água doce para assim diminuir a salinidade e o processo se repete se for ao contrário. Vamos dizer que você mediu a densidade e constou 1.018, nesse caso é preciso repor água salgada ou repor mais sal para subir a salinidade.

Mantemos esse processo até encontrar o parâmetro ideal, muitas vezes através das trocas parciais. Não tem necessidade de ficar conferindo a densidade todos os dias, basta medir junto as TPAS e ir regulando a evaporação de água.

No mercado existem vários métodos que podemos medir a densidade, um dos mais conhecidos é o refratômetro. É um equipamento mais preciso, porém já é um equipamento para o pessoal mais avançado no hobby, por ser mais complexo.

Claro que não devemos deixar de conferir os outros parâmetros, mas a salinidade é o mais importante. Não é difícil basta ficar atendo aos detalhes para manter uma qualidade de vida aos seus animais, hoje no mercado a maioria dos sais já vão te ajudar a chegar nessa densidade de 1.023 a 1.025.

Agora que sabe como manter a salinidade ideal do aquário marinho vá em frente e mãos a obra. Você pode ter o auxilio de algumas marcas referências no hobby, como é o caso da PRODIBIO onde o 1kg de sal faz até 30L de água e ela já vai ficar nessa densidade ajustada.

E se ainda tiver dúvidas, procure nosso canal no YouTube, veja nossos vídeos sobre marinhos.

Para saber mais sobre o mundo do aquarismo nos siga nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) e continue acompanhando por aqui, nosso blog!

Comentários