Como escolher o filtro ideal para o seu aquário?

Como escolher o filtro ideal para o seu aquário?

Qual a função do filtro de aquário?

Tidos como o pulmão do aquário, os filtros são talvez o elemento mais importante para o bem-estar dos seus peixes e do aquário como um todo. Nesse post pretendemos tornar a escolha do filtro para o seu aquário mais fácil. Esclarecendo sobre os diversos tipos, funções e características encontradas nos produtos mais populares do hobby.

filtro para aquário

A filtragem é peça fundamental no bom andamento de um aquário. É a partir dela que a água que conseguimos parâmetros de água saudáveis para os peixes. Existem três tipos principais de filtragem com papéis diferentes mas igualmente importantes no processo de tratamento da água. São eles:

Filtragem Mecânica – Se dá fisicamente com espumas, perlons, esponjas etc. Impede que partículas indesejáveis cheguem até o aquário, tirando a sujeira “grossa” do caminho

Filtragem Biológica – Evita o desequilíbrio dos parâmetros do aquário. Elementos em alta concentração como amônia são extremamente tóxicos e letais para seus peixes. Promover uma boa filtragem química a partir de bactérias benéficas para a água evita a contaminação do aquário e o adoecimento dos peixes.

Filtragem Química – Envolve um pouco das duas anteriores. Durante a filtragem química são retiradas/retidas as substâncias e moléculas químicas do aquário. Essas substâncias são provenientes de diversas fontes, como água de TPA, medicamentos ou mesmo restos orgânicos de rações utilizadas no aquário e não consumidas. Normalmente é feita através de carvão ativado e/ou polímeros sintéticos.

Por existem tantos tipos de filtros?

Isto se dá pelas diferentes necessidades de cada aquário. Os três tipos mais comuns são: Filtros internos, filtros hang-on (externos) e os canisters, também externos. Se diferenciam principalmente pela capacidade de adicionar elementos filtrantes, já que em relação à vazão de água, nem sempre o tamanho do filtro é o maior indicador de potência.

Entre diversos tipos de filtros, se destacam alguns modelos:

Filtro Hang-on (externo)

Talvez o mais popular entre os tipos. Um de seus principais atrativos é seu posicionamento externo, deixando mais espaço livre para os peixes dentro do aquário. Também apresenta grande versatilidade, já que pode ser encontrado em diversas vazões, tamanhos e espaços para mídias filtrantes, muitos deles englobando os três (físico, químico e biológico).

Filtro Canister

Os filtros tipo canister são alguns dos mais modernos e eficientes do mercado. Também abrangem uma grande gama de potências, espaços para mídia e volume de vazão. É um equipamento que, a exemplo dos filtros hang-on, também são externos, mas os canisters tem a vantagem de deixar o visual do seu aquário ainda mais livre. Eles são colocados no chão ou dentro de móveis próprios e a água é levada até o aquário através de mangueiras. Tornando todo o processo de funcionamento e manutenção muito mais fácil.

Além é claro, do super espaço disponibilizado para a inserção de materiais filtrantes.

Filtro Interno

Mais tradicional entre os citados, os filtros internos são colocados dentro do aquário (como o próprio nome já diz) e se engana quem acha que pelo seu tamanho diminuto em relação aos outros tipos faz com que eles sejam menos potentes. Filtros internos podem ter uma GRANDE vazão e são ideais para aquários com poucos peixes que não demandam altas doses de filtragem química ou biológica.

Nem sempre o maior filtro tem a maior vazão

Existe uma velha teoria entre os aquaristas de que o dimensionamento do filtro pro aquário se dá a partir da vazão. Que é marcada em litros por hora. Então convencionou-se de que o filtro deve dar vazão a pelo menos cinco vezes o volume do aquário em litros.

Essa regra é popular e ajuda bastante iniciantes e não está totalmente errada. Mas é necessário ter em mente que os fabricantes pensam a vazão do filtro de acordo com a circulação da água dentro do próprio filtro e não do “seu aquário”. Esse é o primeiro ponto a ser pensado na hora de escolher o filtro

Nem sempre a vazão do filtro diz respeito à vazão total no aquário, mas sim a vazão do próprio filtro.

Por isso nem sempre a escolha ideal é um filtro com a vazão “correta” de acordo com o cálculo popular. Você pode optar por utilizar, por exemplo, dois filtros. Isso garante segurança (em caso de quebra de um dos filtros) e maior abrangência da área de circulação do seu aquário.

Espaço para filtragem

Seguindo a mesma linha de pensamento do tópico anterior, continuamos reiterando que nem sempre a vazão deve ser o principal norte na hora de escolher um filtro para o seu aquário. Tão ou mais importante são os elementos filtrantes que ele contém.

Filtros como os tipo canister, que são externos e caracterizados por seu formato de “barril”, tem como grande vantagem o seu espaço interno para inserção de materiais filtrantes. Sejam eles esponjas, mídias biológicas, carvão, cerâmica etc.

É necessário entender que esse tipo de questão não tornar filtro X melhor que filtro Y e vice versa, mas sim que cada um deles tem a função de atender diferentes tipos de aquários.

Por exemplo: Filtros com pouco espaço de filtragem e vazão de 600L/h são ótimas opções para aquários de até 120L com poucos peixes pequenos, mas não são indicados para aquários com kinguios e outros animais que produzam grande quantia de material orgânico. Utilizar um filtro com pouco espaço para filtragem em um aquário como esse significaria despender muito tempo com manutenções e limpeza do filtro, além de não garantir uma filtragem adequada e, consequentemente, um ambiente saudável para os peixes. Ao mesmo tempo, um canister de 600L/h, seja ele externo ou hang-on apesar da vazão considerada ideal, possui um espaçamento para mídia superdimensionado para aquários pequenos, ou seja, utilizá-lo em um aquário com poucos peixes poderia ser considerado um desperdício.

Em resumo: conheça seus peixes e assim você vai encontrar o filtro ideal para o seu aquário!

Espécies diferentes, tamanhos diferentes… cada peixe tem cuidados e necessidades muito específicas. Tudo isso deve ser levado em conta na hora de escolher o filtro do seu aquário. Independente do tamanho do seu aquário, é provável que existam opções de vazão dos diferentes tipos de filtros. Foque nas necessidades dos seus peixes! Peixes grandes (e em grandes quantidades) produzem grande carga orgânica, logo, precisam de mais cuidados nas filtragens químicas, físicas e biológicas. Peixes pequenos produzem menos detritos, mas ainda assim necessitam de circulação de água ADEQUADA.

Cuide da saúde do seu aquário e o resultado será muito mais paixão pelo aquarismo!

Comentários