Qual a função do filtro de aquário?
Tidos como o pulmão do aquário, os filtros são talvez o elemento mais importante para o bem-estar dos seus peixes e do aquário como um todo. Nesse post pretendemos tornar a escolha do filtro para o seu aquário mais fácil. Esclarecendo sobre os diversos tipos, funções e características encontradas nos produtos mais populares do hobby.
A filtragem é peça fundamental no bom andamento de um aquário. É a partir dela que a água que conseguimos parâmetros de água saudáveis para os peixes. Existem três tipos principais de filtragem com papéis diferentes mas igualmente importantes no processo de tratamento da água. São eles:
Filtragem Mecânica – Se dá fisicamente com espumas, perlons, esponjas etc. Impede que partículas indesejáveis cheguem até o aquário, tirando a sujeira “grossa” do caminho
Filtragem Biológica – Evita o desequilíbrio dos parâmetros do aquário. Elementos em alta concentração como amônia são extremamente tóxicos e letais para seus peixes. Promover uma boa filtragem química a partir de bactérias benéficas para a água evita a contaminação do aquário e o adoecimento dos peixes.
Filtragem Química – Envolve um pouco das duas anteriores. Durante a filtragem química são retiradas/retidas as substâncias e moléculas químicas do aquário. Essas substâncias são provenientes de diversas fontes, como água de TPA, medicamentos ou mesmo restos orgânicos de rações utilizadas no aquário e não consumidas. Normalmente é feita através de carvão ativado e/ou polímeros sintéticos.
Por existem tantos tipos de filtros?
Isto se dá pelas diferentes necessidades de cada aquário. Os três tipos mais comuns são: Filtros internos, filtros hang-on (externos) e os canisters, também externos. Se diferenciam principalmente pela capacidade de adicionar elementos filtrantes, já que em relação à vazão de água, nem sempre o tamanho do filtro é o maior indicador de potência.
Comentários