COMO FAZER O CONTROLE BIOLÓGICO NO AQUÁRIO? CONHEÇA OS COMEDORES DE ALGAS!

COMO FAZER O CONTROLE BIOLÓGICO NO AQUÁRIO? CONHEÇA OS COMEDORES DE ALGAS!

Uma das coisas que todo aquarista mais tenta combater no aquário são as algas, tanto para os aquários marinhos como para os de água doce, seja com raspadores ou condicionadores de água sempre estamos tentando fazer esse controle. Mas hoje vamos falar sobre outra forma de se controlar as algas no aquário com ajuda de peixes que fazem esse processo, então vamos lá!

Antes de tudo vamos começar pensando na ideia de fazer controle biológico de problemas dentro de um ecossistema já existe, é amplamente usada em vários setores. Esse controle biológico é feito por vários motivos e dentro do nosso aquário não seria diferente, conseguimos usar um animal para controlar um efeito indesejado que está acontecendo naturalmente, nesse caso as algas.

E como todos nós já sabemos, as algas são decorrentes do excesso, então temos que controlar o excesso de qualquer forma, por exemplo, o excesso de luz, os excessos de nutrientes como nitrato e fosfato que nesse caso temos resinas que podem fazer esse controle, mas se mesmo assim, depois desses cuidados, ainda surgirem pequenas algas iniciar um controle biológico pode ser bem eficiente.

Isso porque nesse processo os peixes algueiros vão comer as algas bem pequenas, claro que em aquários que estão com uma infestação maior de algas as diferenças serão pequenas, mas em um aquário quetenha um controle maior desses excessos, conseguimos ter um resultado bem interessante.

Os primeiros peixes que pensamos nesse caso, são os peixes comedores de algas, como o nome mesmo já mostra a que ele veio. São peixes asiáticos, que eram normalmente importados, mas hoje já temos uma criação aqui no Brasil e encontramos comumente quatro variações desses animais.

 

  1. Comedor de Algas Gold
  2. Flying fox, que é de longe o mais algueiro.
  3. Comedor de Algas Chinês
  4. Comedor de Algas Comum

Eles são bem parecidos e são comercializados no mercado com essa finalidade mesmo de controlar as algas, eles se alimentam muito e crescem muito também, o ideal é sempre a gente adquirir eles bem pequenos por que eles vão crescer. Principalmente se você for utilizar em lagos, vemos nitidamente seu desenvolvimento rápido de até 25 cm de comprimento, os comedores de algas gold possuem essa característica mais marcante.

E claro, eles precisam se alimentar de rações também, porém comer algas é algo natural para eles, então não vão deixar de fazer essa atividade. Uma curiosidade é que quanto maiores eles forem menos vamos conseguir enxergar a atividade deles, eles menores conseguem pegar as algas menores e notamos mais a limpeza naquele ambiente.

Outro peixe, que até mesmo pelo formato do corpo conseguimos notar uma semelhança com os comedores de algas são os Labios, eles também são dessa mesma família de peixes asiáticos de ph um pouco mais alcalino, mas que vão super bem em qualquer tipo de aquário, eles não muito agressivos com outros peixes e mais uns com os outros e eles também vão fazer algum controle de alga.

Isso qualquer uma das espécies, o Labio Bicolor, o Frenatus, Frenatus Albino, Labio Negro, qualquer um deles vai fazer esse controle biológico. Vemos até mesmo pelo formato da boca deles que é bem semelhante aos comedores de algas.

As molinesias são bem conhecidas no mundo do aquarismo, principalmente para iniciantes, e que também são algueiras, são peixes extremamente versáteis que possuem varias finalidades para o aquarismo e principalmente as suas colorações. E mesmo que você não queira crias as molinesias ou que elas procriem no seu aquário ter uma delas no seu aquário com certeza vai te ajudar nesse controle biológico de algas.

Poucas pessoas sabem, mas os Barbus também são peixes algueiros, principalmente as algas das plantas, mas dentre as espécies o mais algueiro é o Barbus Oligolepis, além de ser um peixe bem bonito.

Além dos comedores de algas, outro peixe bastante utilizado são os Limpa Vidro (Otocinclus) e apesar de terem esse nome não são os mais eficientes nessa função, porém por serem menores são mais delicados. Conseguem se adequar melhor ao seu projeto, principalmente em aquário plantados, eles fazem menos bagunça porque os comedores de alga por ficarem maiores podem começar a bagunçar o substrato, por isso usamos mais os limpa vidros além de serem um charme em qualquer layout.

As ampularias, ou qualquer caramujo, vão também fazer essa função algueira no aquário, claro que bem menos eficientes nas algas das plantas, mas mais eficiente na limpeza do vidro. Assim como os caramujos, os camarões em maneira geral fazem esse tipo de trabalho também de comer algas e, nesse caso, revirar o cascalho, então até as algas que criar sobre o substrato nesse processo acabam diminuindo.

Nesse caso os camarões pitus são mais fáceis de se acrescentar no seu projeto por serem maiores e não oferecerem grandes riscos aos seus peixes, só em caso de seu peixe não estiver bem o que pode ocorrer uma predação, mas fora isso não tem chances de eles irem atrás de um peixe saudável. Os camarões caradinas e neocaradinas também fazem esse trabalho, porém possuem mais restrições por serem bem pequenos e para ter eles no aquário têm que ser um projeto somente para eles, então podemos pensar em colocá-los em um aquário comunitário somente com a expectativa deles fazerem esse controle.

E para os aquários marinhos, quais peixes fazem esse controle biológico?

Nos aquários marinhos também podemos pensar em algumas espécies que vão fazer esse controle. Podemos pensar nos Ofiuros, na “equipe de limpeza”, como é conhecida no mundo do aquarismo, que são os Turbo Snails e que também fazem parte da família dos caracóis. Os Paguros que são um tipo de ermitão e que fazem muito bem essa remoção das algas, principalmente as que se formam sobre o cascalho por revirarem ele, o que é bem interessante.

E assim como na água doce, os camarões também fazem limpeza de algas, e um que é bem bonito e comum de ser usado é o camarão Lysmata por ser muito algueiro, então colocar ele no aquário ajuda muito nesse controle biológico.

Então, se você aí estiver tendo problema com algas mesmo já tendo feito o controle dos nutrientes que comentamos aqui, pense e escolha alguma dessas espécies que irão te ajudar nesse controle biológico além de poderem ornamentar muito bem seu projeto.

E aguarde, pois em breve traremos mais um artigo falando sobre uma espécie de peixe que forma cardume e, é muito temida pelos aquaristas.

E se ainda ficar alguma duvida não deixe de conferir o vídeo completo no nosso canal no YouTube!

Para saber mais sobre o mundo do aquarismo nos siga nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) e continue acompanhando por aqui, nosso blog!

Comentários