Depois de passas diversas vezes por aquela vitrine e ficar babando com aqueles peixes lindos, você finalmente decidiu. Vai montar seu primeiro aquário em casa! E agora, como começar? O que comprar primeiro? Posso ter um “nemo” e um cascudo no mesmo aquário? Calma! Sabemos que essa é a hora de diversas dúvidas e estamos aqui pra ajudar!
Bem vindos ao fantástico mundo do aquarismo, seremos seus guias!
Antes de mais nada devemos salientar a questão da responsabilidade que é montar seu primeiro aquário. Ao adquirir um peixe você se torna responsável por uma vida! E como qualquer ser vivo, os peixes requerem cuidados específicos e fundamentais para viver uma vida plena e saudável. Este é o primeiro passo para quem está começando no hobby, saber o tamanho da responsabilidade que se tem ao adquirir um peixe pois, afinal de contas, muitas vezes estamos retirando o mesmo de seu habitat natural e o mínimo que podemos fazer é dar a ele uma qualidade de vida digna e por mais que se faça, nunca será a mesma que na natureza.
Acreditamos ser importante toda essa preparação em relação à responsabilidade com os peixes pois é bastante comum que as primeiras experiências com aquarismo (principalmente de crianças) sejam encerradas após a perda acidental dos peixes.
Embora usual, essa perda é bastante sentida pelas crianças e deve ser mitigada pelos adultos. É comum que pela falta de conhecimento para manter os cuidados básicos com a água e a alimentação (isso é natural, o aquarismo é um aprendizado mesmo), a expectativa de vida do peixinho é bastante reduzida e ele se vai.
Agora que já falamos sobre posse responsável e a importância de cuidar bem dos seus próximos amigos, vamos aos itens necessários para que seu primeiro aquário tenha habitantes que vivem uma vida plena e feliz!
Vamos falar resumidamente sobre equipamentos, testes e cuidados básicos para iniciantes, mas que são fundamentais para se obter sucesso desde a primeira montagem.
Escolha os peixes que deseja ter no aquário e onde ele será instalado
A primeira dica quando o assunto é montar seu primeiro aquário não podia ser outra: escolha os peixes que quer ter! Apesar de ser, provavelmente, a parte mais empolgante nesse começo, devemos tomar cuidado com certas “armadilhas”. Não pense em misturar peixes que não são compatíveis. Cada espécie tem suas especificidades como comportamento, tamanho, alimentação e parâmetros de água. Pense nos seus peixes preferidos e, depois, consulte um especialista no assunto, que tal? Vá até uma loja especializada e fale sobre suas ideias com um lojista que possa indicar peixes compatíveis e um projeto Antes de iniciar o seu primeiro aquário, que tal consultar um especialista que lhe indicará quais os melhores tipos de peixe para o seu projeto!
Preparando a água do seu primeiro aquário!
A primeira ideia que passa pela cabeça de aquaristas iniciantes provavelmente seja encher o aquário com água da torneira de casa e, embora ela não esteja totalmente errado, é necessário levar alguns cuidados em conta na hora de encher seu primeiro aquário. A água “de torneira” possui características completamente diferentes da água de rios, lagos e mares de onde os peixes são originários. Isso acontece porque a água para uso doméstico passa por uma série de processos e tratamentos para torna-la própria para o uso e consumo humano. Nesses tratamentos são incluídas substância como o cloro, por exemplo, que serve como bactericida e é extremamente tóxico aos peixes. A água do seu primeiro aquário deve estar completamente livre de cloro antes de receber os peixes.
Por isso, ao iniciar seu caminho no aquarismo, tenha uma atenção especial com sua água! Utilize testes para entender a situação da água e condicionadores para melhorar a situação da água do seu aquário
É também muito importante que você mantenha materiais exclusivos para o uso no seu primeiro aquário. Tenha um balde especial para tratamento da água que será utilizada no aquário. Encha seu balde com água da torneira e utilize um teste para constatar o nível de cloro na água. Assim que detectado, aplique o condicionador anti-cloro para retirar a substância da água. Após o tempo de ação, realize um novo teste para constatação.
Comentários