Como montar sua Loja de Aquarismo: 6 dicas essenciais

Como montar sua Loja de Aquarismo

Como montar sua Loja de Aquarismo

Como montar sua Loja de Aquarismo: 6 dicas essenciais

Pensando em começar uma loja ou até mesmo incluir o departamento em seu petshop?

 

Com o avanço no setor, notamos diversas dúvidas e receios dos varejistas ao pensar na inclusão do segmento em seus PetShops ou até mesmo a montagem de uma loja especializada. Pensando nisso, hoje trazemos para você 6 dicas cruciais para a montagem da sua loja de aquarismo.

Como montar sua Loja de Aquarismo

É notável o crescimento do setor de aquarismo dentro do mundo pet, ainda mais no Brasil. Cada vez mais, consumidores desenvolvem afeição por pets mais passivos e de menor dificuldade na manutenção, criando uma correlação característica da tendência de moradias mais compactas e a demanda por animais que ocupam ambientes mais compactos.

O volume pela busca de produtos e peixes ornamentais vem crescendo, onde grandes franquias já adaptaram ou desenvolveram modelos de negócio que incluem o aquarismo. Também é notável a expansão de lojas personalizadas e especificas do ramo.

A Aquática realizou uma pesquisa aberta atrelada a nossa expertise de mercado para elaborar e dividir 6 dicas fundamentais para o processo, saiba hoje.

6° – COMECE CERTO: aqui estamos falando das legislações e documentações que são necessárias para você começar sua loja de aquarismo, principalmente para a venda de animais vivos.

Procure seu contator, ou converse com um para que seja possível realizar a inserção de “CNAEs” corretos ao seu CNPJ. Então neste ponto, é claro que você precisará estar dentro das regras, abrindo um CNPJ com as autorizações necessárias.

Existem outras regulamentações que também são interessantes de serem avaliadas, como o “Cadastro Técnico Federal” que é feito no IBAMA.

Também existe o GEDAVE, que se trata de um cadastro gratuito que autoriza a locomoção e manipulação de organismos vivos, como os peixes em seu caso.

É muito importante começar com esta documentação em mãos e existem órgãos facilitadores para ajudarem no processo “burocrático” de regulamentação. Entidades como a ABLA (Associação Brasileira de lojas de Aquariofilia) – ablaquariofilia.org.br podem contribuir e orientar nesta fase mais teórica.

Mas pode ficar tranquilo, que é algo mais tranquilo do que parece 😉

5° – MIX COMPLETO: é fundamental que você possua uma grande variação de produtos para oferecer aos seus futuros clientes.

Mesmo que seja um setor dentro de um PetShop é fundamental que você atenda às necessidades dos clientes, com um mix de produtos necessários para as adversidades do dia-dia. Com o setor diverso, você irá desenvolver possibilidade de novos clientes e criará destaque na região.

Não é um mix tão vasto, sendo que em caso de petshops, talvez uma gondola já atenda a demanda inicial. E estamos falando de itens como;

-Rações

-Bombas

-Acessórios

-Enfeites

-Aquários prontos (completos para venda)

E outros itens de acordo com a demanda de sua região.

Um produto como as rações, por exemplo. Sabemos que existem diversas marcas no mercado, mas assim como nas rações de cães e gatos, temos rações “premium e super premium” também aos animais aquáticos.

Rações como as da JBL, que melhoram a coloração dos peixes, aumentam a vida útil e sujam menos os aquários pelo simples fato de serem melhores desenvolvidas e não possuírem corantes fortes.

Vale observar: Uma explicação como esta, seria bem interessante ao seu cliente, pois desta forma ele saberia escolher de acordo com o custo-benefício do produto.

Lembre-se de focar na reposição e diversidade de produtos contínuos, como as próprias rações ou até mesmo os condicionadores.

4° – SETORIZE: ter espaços bem definidos, mesmo que o ambiente físico da sua loja seja pequeno, temos que criar essa “separação” para o aquarismo.

Ainda mais nos casos de PetShops, é fundamental que a área do aquarismo esteja muito bem sinalizada e separada na loja, para que, os consumidores possam sentir que existe um espaço só deles, personalizado e direcionado.

Um aquário montado, pode ajudar muito nisso. Até porque os peixes são as grandes estrelas e realmente fica mais fácil identifica-los de longe dentro de um belo aquário. Desta forma, crie vontade no consumidor com seu próprio aquário, deixando-o bem decorado e ornamentado.

O setor de aquarismo no geral atrai muito público, principalmente pelos aspectos visuais. Então você precisa ter em mente que, este consumidor passará em frente a sua loja diversas vezes e ficará olhando e admirando seus peixes, até o momento em que além do desejo, sentirá o dever de perguntar, cotar e até mesmo comprar seus produtos.

3° – AQUÁRIOS: parecido com a dica de setorização, além de você possuir aquários para decoração de ambiente, é importante montar aquários para venda.

Estes aquários atenderão a demanda principalmente do público iniciante e lhe auxiliará no desenvolvimento de novos clientes. Aquários “Plug and play” costumam atender muito bem esta demanda.

Plug and play são aquários completos (com filtro e luzes embutidos).

Aqui na Aquática Brazil temos marcas como a HOPAR e a SUNSUN que possuem modelos de referência deste segmento de aquários montados. Veja mais em;

Hopar: https://aquaticabrazil.com.br/marcas/hopar/aquarios-hopar/

Sunsun: https://aquaticabrazil.com.br/marcas/sun-sun/aquarios/

Outra dica que funciona muito bem é também decorar estes aquários, pois muitos iniciantes possuem certa dificuldade no processo decorativo. Montar, irá facilitar ao consumidor e ainda ficará bem mais atrativo visualmente.

2° – TREINAMENTOS: invista em treinamentos, tanto para você quanto para a sua equipe, aqui na Aquática nós fornecemos treinamentos para os nossos lojistas parceiros.

O Aquarismo é um serviço, então precisa ser levado com treinamento e orientação profissional para que você ou seu colaborador tenham capacidade técnica de tirar possíveis dúvidas do consumidor.

Nosso canal, possui uma série de vídeos, unboxings e conteúdos explicativos, servindo também como uma grande sala de aprendizado para você!

Nosso canal é separado por playlists para facilitar, então procure o tema, estoure uma pipoca e aprenda junto da gente 😉

https://www.youtube.com/channel/UC6gQmhfsZ1pQWntACJ2tfmA

1° – PEIXES: primeiro lugar é dos peixes, que são a peça fundamental para que seu negócio ande, é com ele que você atrai seus clientes e consegue mostrar tudo o que sua loja oferece para que ele possa ter um em casa.

Sendo as estrelas e o foco no aquarismo, os peixes atraem os clientes e despertam desejo de compra no consumidor. Como diria nossa querida Shyrlei, “os peixes são os pães da padaria”.

Existem uma infinidade de espécies de peixes que podemos comercializar, mas claro que é recomendado começar pelas que são mais clássicas e possuem maior volume de venda.

Kinguios, são peixes que embora não sejam muito aceitos em aquários pequenos, são ótimos peixes para iniciantes por sua capacidade de resistência e facilidade no cuidado.

Inclusive, temos um vídeo explicando algumas metodologias para escolha dos melhores peixes.

Fizemos também um vídeo listando os TOP 5 Peixes mais fáceis de cuidar.

https://www.youtube.com/watch?v=kXeRaXQ3RE8&t=417s

Acreditamos que, com estas 6 dicas você terá um caminho para seguir ao longo da montagem de sua loja. Conte com a Aquática Brazil para abastecer seu estoque, bastando apenas preencher nosso pequeno formulário na aba de cadastro aqui do site e aguardar um contato de nosso vendedor especializado para que você possa virar um parceiro Aquática.

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