Pensando em começar uma loja ou até mesmo incluir o departamento em seu petshop?
Com o avanço no setor, notamos diversas dúvidas e receios dos varejistas ao pensar na inclusão do segmento em seus PetShops ou até mesmo a montagem de uma loja especializada. Pensando nisso, hoje trazemos para você 6 dicas cruciais para a montagem da sua loja de aquarismo.
É notável o crescimento do setor de aquarismo dentro do mundo pet, ainda mais no Brasil. Cada vez mais, consumidores desenvolvem afeição por pets mais passivos e de menor dificuldade na manutenção, criando uma correlação característica da tendência de moradias mais compactas e a demanda por animais que ocupam ambientes mais compactos.
O volume pela busca de produtos e peixes ornamentais vem crescendo, onde grandes franquias já adaptaram ou desenvolveram modelos de negócio que incluem o aquarismo. Também é notável a expansão de lojas personalizadas e especificas do ramo.
A Aquática realizou uma pesquisa aberta atrelada a nossa expertise de mercado para elaborar e dividir 6 dicas fundamentais para o processo, saiba hoje.
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6° – COMECE CERTO: aqui estamos falando das legislações e documentações que são necessárias para você começar sua loja de aquarismo, principalmente para a venda de animais vivos.
Procure seu contator, ou converse com um para que seja possível realizar a inserção de “CNAEs” corretos ao seu CNPJ. Então neste ponto, é claro que você precisará estar dentro das regras, abrindo um CNPJ com as autorizações necessárias.
Existem outras regulamentações que também são interessantes de serem avaliadas, como o “Cadastro Técnico Federal” que é feito no IBAMA.
Também existe o GEDAVE, que se trata de um cadastro gratuito que autoriza a locomoção e manipulação de organismos vivos, como os peixes em seu caso.
É muito importante começar com esta documentação em mãos e existem órgãos facilitadores para ajudarem no processo “burocrático” de regulamentação. Entidades como a ABLA (Associação Brasileira de lojas de Aquariofilia) – ablaquariofilia.org.br podem contribuir e orientar nesta fase mais teórica.
Mas pode ficar tranquilo, que é algo mais tranquilo do que parece 😉
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5° – MIX COMPLETO: é fundamental que você possua uma grande variação de produtos para oferecer aos seus futuros clientes.
Mesmo que seja um setor dentro de um PetShop é fundamental que você atenda às necessidades dos clientes, com um mix de produtos necessários para as adversidades do dia-dia. Com o setor diverso, você irá desenvolver possibilidade de novos clientes e criará destaque na região.
Não é um mix tão vasto, sendo que em caso de petshops, talvez uma gondola já atenda a demanda inicial. E estamos falando de itens como;
-Rações
-Bombas
-Acessórios
-Enfeites
-Aquários prontos (completos para venda)
E outros itens de acordo com a demanda de sua região.
Um produto como as rações, por exemplo. Sabemos que existem diversas marcas no mercado, mas assim como nas rações de cães e gatos, temos rações “premium e super premium” também aos animais aquáticos.
Rações como as da JBL, que melhoram a coloração dos peixes, aumentam a vida útil e sujam menos os aquários pelo simples fato de serem melhores desenvolvidas e não possuírem corantes fortes.
Vale observar: Uma explicação como esta, seria bem interessante ao seu cliente, pois desta forma ele saberia escolher de acordo com o custo-benefício do produto.
Lembre-se de focar na reposição e diversidade de produtos contínuos, como as próprias rações ou até mesmo os condicionadores.
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