EXPLORANDO O ENCANTO DOS BAIACUS ANÕES

EXPLORANDO O ENCANTO DOS BAIACUS ANÕES

Hoje, embarcaremos em uma jornada fascinante ao criar um mini aquário monoespécie, destacando o carismático Baiacu Anão. Vamos mergulhar nesse universo aquático único!

ESTRELA DO AQUÁRIO:

Baiacu Anão (Carinotetraodon travancoricus): Cinco destes pequenos notáveis que são conhecidos por serem os menores baiacus de todos!

E sendo um baiacu, claro que eles fazem aquele movimento de inflar! Com sua aparência carismática ele parece voar com suas pequenas nadadeiras pela água sendo assim, o Baiacu Anão é a estrela deste mini aquário.

DICAS DE DECORAÇÃO:

Opte por uma decoração simples com substrato arenoso, algumas rochas e talvez uma pequena planta ou duas. Também é possível usar um aquário plantado. Permita espaço aberto para que o Baiacu Anão possa nadar livremente.

 

CUIDADOS ESPECIAIS:

Tamanho do aquário: Mini aquário de 20 Litros.

pH: mantenha entre 6.6 – 8.0 a dureza da água (GH) deve ser mantida em um nível alto. Com essa ampla faixa de pH muitas decorações são possíveis! Porém manter o pH estável é imprescindível.

Temperatura: Mantenha entre 24-28°C para garantir o conforto do Baiacu Anão. Eles são extremamente sensíveis à baixas temperaturas!

OBSERVAÇÃO E INTERATIVIDADE:

Aprecie o Comportamento Único: Os Baiacus Anões são conhecidos por seu comportamento curioso. Aprecie suas nadadeiras distintas e suas expressões enquanto exploram seu pequeno reino.

Espaço para Exploração: Embora o aquário seja pequeno, forneça espaço para o Baiacu Anão explorar, e nadar livremente.

SUGESTÃO DE PRODUTOS:

O aquário perfeito para essa montagem é o número 3 do JOGUINHO 5IN1 HOPARA, uma LUMINÁRIA BL-300 HOPAR led branca e azul, e uma filtragem elegante e eficiente com um filtro interno SUNSUN JP-093 é suficiente. Porém não se esqueça que nessa montagem o uso de termostato, como o H-386 de 50W da HOPAR é de extrema necessidade! Areia e rochas ARNOEX BLACK PEBBLES para decorar esse aquário é uma ótima idéia, mas um plantadinho também é muito bem vindo!

CICLAGEM: Depois de tudo pronto, é hora de ciclar o seu aquário, você pode fazer isso naturalmente acompanhando os parâmetros do aquário corretamente até o momento de colocar seus peixes.
A ciclagem também pode ser feita utilizando o START UP da prodibio, onde podemos colocar peixes em 4 horas para água doce ou em 12 horas para marinho.

COMO O START UP VAI ATUAR NESSE CICLO?

O Start Up é composto por duas ampolas da prodibio, uma ampola de biodigest que vai tratar da parte biológica, e uma de Stop Ammo que irá fazer o controle da amônia. Na apresentação do start up as ampolas são do mesmo tamanho que na apresentação original de cada um, porém o conteúdo é muito mais concentrado, pois o desafio de iniciar um aquário é muito maior. Lembrando que é preciso usar uma ampola de cada, para cada 60 litros.

COMO CADA AMPOLA VAI FUNCIONAR NO AQUÁRIO?

Biodigest: A ampola de biodigest são as bactérias, essas bactérias são ativadas quando quebramos a ampola e o conteúdo tem contato com o oxigênio (lembrando que para colocar os produtos o aquário precisa estar ativo, com bomba e filtragem funcionando.) colocando o biodigest no aquário, essas bactérias começarão a povoá-lo, essas bactérias precisam de oxigênio e amônia para fazer o trabalho delas.

Start Ammo: O start ammo é um produto anti amônia, e é ai que surge a maior dúvida sobre esse produto, que é
(porque utilizamos um produto anti amônia junto com a bactéria?). Precisamos do start ammo pois precisamos nos precaver para que não exista muita amônia, inserindo o produto no aquário ele age neutralizando uma parte da amônia, e essa parte é muito importante pois fazendo essa neutralização nós não teremos tanto nitrito, garantindo que o nitrito (que é muito tóxico) não chegue perto dos peixes antes das bactérias transforma-las em nitrato (que já não é tão tóxico) garantindo a vida dos peixes.

É essencial que os peixes sejam colocados no aquário no tempo definido pelo produto (4 horas para aquários de água doce e 12 horas para o marinho), não é opcional esperar mais tempo, pois sem a amônia as bactérias da ampola do biodigest irão morrer, e sem as bactérias o aquário vai zerar novamente.

Se ainda ficar alguma dúvida não deixe de conferir nosso Reels no Instagram e mergulhe mais fundo no fascinante mundo das mais diversas faunas que vem por aí.

Para saber mais sobre o mundo do aquarismo nos siga nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) e continue acompanhando por aqui, nosso blog!

Comentários