FORMA CORRETA DE CUIDAR DE UM PEIXE BETTA: 6 DICAS FUNDAMENTAIS PARA SEU AQUÁRIO

FORMA CORRETA DE CUIDAR DE UM PEIXE BETTA: 6 DICAS FUNDAMENTAIS PARA SEU AQUÁRIO

FORMA CORRETA DE CUIDAR DE UM PEIXE BETTA: 6 DICAS FUNDAMENTAIS PARA SEU AQUÁRIO

 

O peixe betta é muito famoso no mercado do aquarismo, sendo considerado um animal fácil para manter e cuidar. Mas a pergunta que fica é: Será que estamos fazendo da forma correta? Será mesmo que é tão simples assim? Hoje vamos te contar 6 pontos de muita importância para que seu betta possa viver muito mais tempo do que você imagina!

Seu peixe betta deve viver em média pelo menos 5 ou 6 anos. Se isso não está ocorrendo, recomendamos que vejam estas 6 dicas fundamentais.

 

6: QUALIDADE DE ÁGUA

Os famosos TPA (Troca parcial de água) são fundamentais para a qualidade de vida do peixe betta. Muito se discute sobre a real necessidade da utilização de filtros dentro do aquário desta espécie, mas é indiscutível que, a utilização de um filtro gera menos trabalho para o dono pois é possível reduzir a quantidade de trocas e limpezas do aquário, além de contribuir para a oxigenação do ambiente, deixando o aquário mais saudável e limpo. Todos estes fatores colaboram para uma vida mais longa de seu betta.

Uma opção que colabora muito além da utilização dos filtros, são os anticloros como o “Nano-Biotopol da JBL”.  Sabemos que a remoção do cloro da água é extremamente importante para a saúde do animal, pois o cloro é toxico. Este produto da JBL por exemplo, contribui para o equilíbrio do pH da água, pois contem extratos de amêndoa e outras propriedades que colaboram para que seja possível ter um ambiente mais natural, e isso também colabora para uma vida mais longa do seu peixe betta.

 

5: INFORMAÇÕES DE RELEVÂNCIA

QUANTO TEMPO DURA UM PEIXE BETTA? É muito comum ouvirmos que os bettas viveram bastante quando o tempo de vida deles foi de 5/4 ou até mesmo 3 meses. Mas não é verdade! Os bettas costumam viver até 7 anos, em média.

Quando são comprados, eles estão geralmente com 1 ano de vida, portanto restam de 5 a 6 anos para ele ter uma vida.

POSSO TER DOIS BETTAS NO MESMO AQUÁRIO? Estes peixes podem apresentar comportamentos bem agressivos uns com os outros dentro do mesmo aquário, principalmente se forem dois machos, que lutarão para domínio do território.

Machos e fêmeas podem acabar se machucando também por conta da possível reprodução (período em que se tornam bem agressivos). Então neste caso, você precisaria de um aquário maior para que pudessem ter mais espaço.

Pode ser mais fácil cuidar de duas fêmeas no mesmo aquário 😉

POSSO COLOCAR MEU BETTA COM OUTRAS ESPÉCIES PEIXES? Você até pode, mas precisará analisar além de apenas a compatibilidade de pH e coisas do gênero. Precisará olhar se o betta pode se tornar presa fácil dos outros peixes e possivelmente acabar apanhando. Os bettas só costumam ser agressivos entre si, mas com outras espécies acabam sendo “acanhados”.

PLANTA FAZ DIFERENÇA PARA O PEIXE BETTA? As plantas proporcionam um enorme bem estar aos bettas, mesmo se forem artificiais, pois por muitas das vezes estarem sozinhos, são a melhor forma de cria um ambiente saudável e mais alegre no aquário.

4: FOTOPERÍODO

Saiba que assim como outros peixes, o Betta precisa de um fotoperíodo, ou seja, precisa ter “dias e noites” para que seja criado um ambiente saudável.

Muitos costumam colocar as beteiras perto de Tv’s ou de janelas, mas saiba que isso pode atrapalhar na saúde de seu peixe. O ideal mesmo é: Usar luminárias adequadas e criar um horário para que estas sejam ligadas ao longo do dia. É recomendado o uso das lâmpadas de LED e que também crie uma regra de luminosidade direta, como, 12 horas com luz direta e 12 horas sem.

Luminárias como a: Luminária Hopar G-200 Flexível Led Azul e Branco servem muito bem para beteiras menores.

É importante que o momento “sem luz direta” tenha um período bem escuro, pois assim como nós seres humanos, existem vantagens para descanso do betta em ambientes escuros.

3: TEMPERATURA DA ÁGUA

A temperatura do aquário tem que ser controlada, para melhor saúde do animal, principalmente por se tratar de uma espécie que é comum ser criado em volumes pequenos de água por isso a variação de temperatura é muito grande. Por isso é indicado ter um termômetro para saber qual a temperatura está no aquário, devido a grande variação de temperatura, tanto para gelado quanto para quente. Assim é possível ver a real necessidade e como dimensionar o termostato.

O ideal é deixar o termostato programado para ligar quando estiver abaixo da temperatura necessária para o bem estar do betta.

2: COMPORTAMENTO

O betta é uma espécie muito inteligente, que pode facilmente se tornar um pet, treiná-los para interagir e fazer exercícios com ele. O betta já interage bastante conosco mesmo sem um treinamento, por ele vir para frente quando chegamos perto e isso mostra sua inteligência, mas você pode colocar comida no dedo para que ele possa vir buscar, pode fazer pequenos saltos para pegar a comida.

Tem também alguns brinquedinhos para treinar melhor seu betta, como o Floating Betta Exercise Mirror – Espelho para Bettas da Zoomed, que fica flutuando no aquário e quando o seu betta ver, vai pensar que é outro peixe e vai agir de forma mais agressiva, por isso é recomendado apenas alguns minutos por dia essa interação com o espelho.

Outra coisa bastante utilizada é a Betta Bed – Folha para Descanso, que é uma folha que fica mais próximo da superfície onde o seu betta consegue ficar apoiado e pegar oxigênio sem precisar fazer esforço, economizando energia e fica uma cena muito bacana de se observar pois ele realmente parece estar deitado.

1: ALIMENTAÇÃO

O mercado nos indica colocar uma certa quantidade de bolinhas por dia, porém isso não é verdade. Cada ser vivo tem seu corpo e sua necessidade de alimentação ideal, diferente de um padrão, sendo assim é necessário dar comida até o betta estar saciado. É preciso observar, nas 2 primeiras rações ele foi rapidamente e a partir da terceira foi mais lentamente, você consegue ver até que ponto ele deseja comer.

Não se preocupe que o seu betta não vai comer até explodir, pois quando ele estiver satisfeito, não irá mais comer. O que não pode é sobrar comida dentro do seu aquário pois isso vai danificar a qualidade da água.

Falando ainda sobre a alimentação, é preciso prestar atenção nas rações e comidas que é dada para o betta, pois muitas vezes eles deixam de fazer cocô devido a comida de baixa qualidade, o mais indicado é variar nas rações como a flocada e granulada e também na comida, algumas vezes comprar artêmia, alguns tipos de larvinhas, insetos liofilizados que é como se fosse uma guloseima para ele, alguns

Variar a dieta do betta é fundamental para a melhor saúde dele, lembre-se que a alimentação é o melhor momento de interação que você tem, então invista em qualidade e variedade nas comidas.

Caso queira saber mais sobre a história dos bettas, veja esse vídeo:

Acreditamos que, com estas 6 dicas você terá uma jornada de muito cuidado, alegria, diversão e descoberta com seu betta. Conte com a Aquática Brazil para fornecer as melhores marcas dos produtos necessários, também conte conosco, para indicar os melhores parceiros perto de você para fazer as compras de tudo que seu betta precisar!

Para saber mais dicas e curiosidades sobre bettas e aquarismo, nos sigam nas redes sociais Instagram, Facebook e acompanhe nosso canal do Youtube, basta clicar nos botões abaixo!

Comentários