FORMA CORRETA DE CUIDAR DE UM PEIXE BETTA: 6 DICAS FUNDAMENTAIS PARA SEU AQUÁRIO
O peixe betta é muito famoso no mercado do aquarismo, sendo considerado um animal fácil para manter e cuidar. Mas a pergunta que fica é: Será que estamos fazendo da forma correta? Será mesmo que é tão simples assim? Hoje vamos te contar 6 pontos de muita importância para que seu betta possa viver muito mais tempo do que você imagina!
Seu peixe betta deve viver em média pelo menos 5 ou 6 anos. Se isso não está ocorrendo, recomendamos que vejam estas 6 dicas fundamentais.
6: QUALIDADE DE ÁGUA
Os famosos TPA (Troca parcial de água) são fundamentais para a qualidade de vida do peixe betta. Muito se discute sobre a real necessidade da utilização de filtros dentro do aquário desta espécie, mas é indiscutível que, a utilização de um filtro gera menos trabalho para o dono pois é possível reduzir a quantidade de trocas e limpezas do aquário, além de contribuir para a oxigenação do ambiente, deixando o aquário mais saudável e limpo. Todos estes fatores colaboram para uma vida mais longa de seu betta.
Uma opção que colabora muito além da utilização dos filtros, são os anticloros como o “Nano-Biotopol da JBL”. Sabemos que a remoção do cloro da água é extremamente importante para a saúde do animal, pois o cloro é toxico. Este produto da JBL por exemplo, contribui para o equilíbrio do pH da água, pois contem extratos de amêndoa e outras propriedades que colaboram para que seja possível ter um ambiente mais natural, e isso também colabora para uma vida mais longa do seu peixe betta.
5: INFORMAÇÕES DE RELEVÂNCIA
QUANTO TEMPO DURA UM PEIXE BETTA? É muito comum ouvirmos que os bettas viveram bastante quando o tempo de vida deles foi de 5/4 ou até mesmo 3 meses. Mas não é verdade! Os bettas costumam viver até 7 anos, em média.
Quando são comprados, eles estão geralmente com 1 ano de vida, portanto restam de 5 a 6 anos para ele ter uma vida.
POSSO TER DOIS BETTAS NO MESMO AQUÁRIO? Estes peixes podem apresentar comportamentos bem agressivos uns com os outros dentro do mesmo aquário, principalmente se forem dois machos, que lutarão para domínio do território.
Machos e fêmeas podem acabar se machucando também por conta da possível reprodução (período em que se tornam bem agressivos). Então neste caso, você precisaria de um aquário maior para que pudessem ter mais espaço.
Pode ser mais fácil cuidar de duas fêmeas no mesmo aquário 😉
POSSO COLOCAR MEU BETTA COM OUTRAS ESPÉCIES PEIXES? Você até pode, mas precisará analisar além de apenas a compatibilidade de pH e coisas do gênero. Precisará olhar se o betta pode se tornar presa fácil dos outros peixes e possivelmente acabar apanhando. Os bettas só costumam ser agressivos entre si, mas com outras espécies acabam sendo “acanhados”.
PLANTA FAZ DIFERENÇA PARA O PEIXE BETTA? As plantas proporcionam um enorme bem estar aos bettas, mesmo se forem artificiais, pois por muitas das vezes estarem sozinhos, são a melhor forma de cria um ambiente saudável e mais alegre no aquário.
Comentários